LUNDA NORTE: UNTA QUER MAIS UNIDADE ENTRE SINDICATOS !!



11 Setembro de 2014

Dundo - O presidente do Conselho Fiscal, Controlo e Disciplina da UNTA - Confederação Sindical, Adriano dos Santos, defendeu hoje, quinta-feira, no Dundo, Lunda Norte, a união entre todos sindicatos na luta pelos interesses dos trabalhadores nacionais.


O responsável falava no acto de abertura do seminário de capacitação dos dirigentes dos sindicatos, filiados à UNTA, da região leste ( Moxico, Lunda Sul e Lunda Norte). Afirmou que a UNTA é uma organização sindical com maior número de filiados no país e um percurso histórico e, por isso, tem maior responsabilidade no acompanhamento da vida social e laboral de todos trabalhadores angolanos.

“Esta dimensão obriga-nos a trabalhar, cada vez mais, para que os dirigentes sindicais, a todos os níveis, tenham a capacidade de perceber os objectivos pelos quais a UNTA vem lutando desde os anos de 1960, quando foi fundada,” salientou.

Afirmou que os dirigentes sindicais não podem continuar com um sindicalismo “por ilhas” em que em algumas províncias o sindicato atíngiu níveis de organização e acção elevados e noutras regiões os sindicatos estão um pouco enfraquecidos.

Fez saber que o seminário visa capacitar os dirigentes e quadros sindicais sobre diversas matérias, para que possam compreender a essência da actual luta no novo contexto político, económico e social do país e agir com eficácia na resolução dos problemas dos trabalhadores.

Reconheceu que no sistema de economia de mercado, as regras diferem em termos de evolução social, logo os dirigentes sindicais devem estar à altura de acompanhar as mudanças do país, porque a reivindicação de um direito tem que se adequar no tempo e no espaço.

Lembrou que a UNTA é membro de pleno direito da Organização Internacional do Trabalho (OIT) e ocupa a vice-presidência da Central Sindical Internacional, a maior do planeta.

Os participantes analisam matérias de “Verificação de Contas e do Património,” Domínios dos Estatutos da UNTA- CS,” bem como”Conhecimento das Normas de Actuação dos Membros do Conselho Fiscal, Controlo e Disciplina.Os participantes analisam matérias de “Verificação de Contas e do Património,” Domínios dos Estatutos da UNTA- CS,” bem como”Conhecimento das Normas de Actuação dos Membros do Conselho Fiscal, Controlo e Disciplina.

Fonte: Angop

União Geral dos Trabalhadores de Angola