Reajuste salarial até Abril próximo!!





O secretário-geral da União Nacional dos Trabalhadores Angolanos - Confederacão Sindical (UNTA-CS), Manuel Viage, defendeu o ajustamento do salário mínimo nacional acima da taxa de inflação, algo que espera ver concretizado até Abril.


Manuel Viage acrescentou que vai igualmente constar das discussões com o Governo, ainda no primeiro trimestre deste ano, o ajustamento dos salários dos funcionários públicos.


"Estamos a ver que tudo indica que as discussões à volta do ajustamento do salário dos funclonários públicos incluirão também uma abordagem da questão do salário mínimo nacional" , afirmou.


Para 2017, o Governo inscreveu no Orçamento Geral do Estado uma previsão de inflação de 15,8 por cento. Dependendo do sector de actividade, o salário mínimo nacional está fixado desde 2014 entre os 15.000 e os 22.000 kwanzas.


"A nossa expectativa é que durante o primeiro semestre essa questão fique resolvida, se calhar até Abril. Nós gostariamos que antes de comemorarmos o Primeiro de Maio víssemos esse quadro abordado e com reflexos já na situação económica e social dos trabalhadores", apontou Manuel Viage.


Para o líder sindical, um ajustamento salarial acima da taxa de inflação esperada para 2017 era o expectável. "Vamos trabalhar em sede da concertação social para que entre todas as partes intervenientes possamos encontrar um quadro de ajustamento de salário minimo pelo menos acima da taxa de inflação que se espera em 2017", disse.


De acordo com o responsável, depois de no ano passado a UNTA-CS ter procurado "desenvolver uma politica de manutenção dos postos de emprego", em 2017 "o quadro é de retoma das actividades económicas tal como apontam as autoridades" daí a necessidade de abordar um ajuste ao salário minimo nacional.








União Geral dos Trabalhadores de Angola